2017-09-02 - Trent Severn Canal, lock 43, Swift Rapids à Lock 43, Big Chute, ON, CA (41)Chegamos à Lock 44, a famosa Big Chute Marine Railway, sim é isso mesmo, não enlouqueci! Acomodados em um vagão especial, as embarcações atravessam um morro de quase 18 metros de altura e uma estrada.  Unica lock desse sistema em todas as Américas, a Big Chute impressiona pelo tamanho, pela obra e pela operacionalização. Apesar de parecer tudo complicado os operadores são tão eficientes e sabem exatamente o que estão fazendo que até a gente se sente confidente.

Chegamos na lock muito cedo e na véspera de um final de semana prolongado devido a um feriado nacional. Sorte! Estávamos encostando na blue line, onde todas as embarcações esperam a sua vez para atravessar as locks , quando o operador orientou que entrássemos no vagão e, ainda na frente de outros barcos… Entramos bem devagar e, orientados pelos operadores, engatamos a marcha do Teasa até ele chegar no sling (fita que levanta os barcos com quilha), depois foi só esperar o outro barco entrar e, após alguns estalos, estávamos  atravessando a estrada e descendo 17,7 metros de morro. Tudo muito tranquilo, mas eu só me lembro de ter respirado guando chegamos lá em baixo! Depois que amarramos o Teasa no pier o movimento começou a crescer e a fila de barcos para atravessar a lock durou até às 18:30 horas, muito barco! Mas tem tanta coisa para conhecer, ler e se encantar que ficamos dois dias por aqui esperando o frio, a chuva e o vento darem uma trégua, oh trio chato!

Fizemos uma sequencia de fotos de barcos subindo e outra de barcos descendo, só para dar uma ideia do quanto é inusitado tudo isso!

Subindo:

Descendo:


As paisagens são lindas e o povo recebe muitas informações históricas e técnicas o que torna o passeio à Big Chute bastante especial!

Big Chute, o quê?
Classificado como:        
Translate »